Sociedade

National Geographic faz reportagem sobre a UTAD

A edição de junho da revista National Geographic inclui uma reportagem de oito páginas sobre o trabalho de investigação levado a cabo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O artigo centra-se na evolução e crescimento deste pólo unive
Versão para impressão
A edição de junho da revista National Geographic inclui uma reportagem de oito páginas sobre o trabalho de investigação levado a cabo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O artigo centra-se na evolução e crescimento deste pólo universitário do interior do país.

A revista de acordo com o jornal SOL considera que a UTAD, instalada na zona interior do país, “faz os possíveis para quebrar os preconceitos geográficos”.

Refere que, entre 2006 e 2008, as publicações de investigadores da academia passaram de “153 para 310 artigos”, representando, em termos proporcionais, “a maior evolução entre todas as universidades portuguesas”.

O vice-reitor para a investigação e relações internacionais, Eduardo Rosa, confirma que a “evolução científica tem sido marcante” nos últimos anos na UTAD. A Universidade mostra-se assim orgulhosa pelo reconhecimento e visibilidade atribuídas no artigo assinado pelo jornalista António Sá.  

A reportagem vai à origem da Universidade, que remonta a 1973, ano em que abriu o Instituto Politécnico de Vila Real. Faz depois uma visita guiada pelo campus universitário, desde os edifícios e centros de investigação. Dá ainda especial enfoque às mais de mil espécies botânicas pertencentes à UTAD, que constituem uma das “colecções vivas mais importantes de Portugal”.

A National Geographic falará também das várias investigações em curso na UTAD, desde o consumo de oxigénio durante exercícios, o estudo sobre a valorização dos co-produtos agro-alimentares, a indústria da panificação, do azeite ou vinho, a monitorização da vinha e estudo dos impactos das alterações climáticas ou a datação de árvores.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório