Desporto

Natação: Alexis bate mais antigo recorde nacional

NULL
Versão para impressão

O nadador português Alexis Santos bateu o recorde nacional absoluto dos 100 metros costas, aquele que era o mais antigo recorde da natação portuguesa masculina. O atleta de apenas 19 anos bateu o recorde duas vezes no mesmo dia, superando-se a si próprio horas depois de fazer história.

Alexis Santos nadava as eliminatórias do Open de Eindhoven, para a classificação para o Europeu de Antuérpia. O nadador apurou-se para a final A com um tempo de 56.34, batendo o até então recorde nacional, conquistado por Nuno Laurentino em 1995, de 56.56.

O tempo conseguido valeu a Alexis o 8º lugar na competição e o mínimo para o Europeu de Antuérpia na prova de 400 estilos, explica a Federação Portuguesa de Natação. Mais tarde, durante a final A, o nadador do Sporting voltou a bater o seu próprio recorde, terminando em 56.26 segundos.

“O facto do meu primeiro recorde absoluto ser uma marca que pertencia ao Nuno Laurentino e que estava em vigor há quase tantos anos como eu tenho de idade é muito especial”, disse Alexis Santos que perseguia esta meta há dois anos.

Apesar de estar feliz com o resultado, o nadador acreditava que iria conseguir melhorar ainda mais na final. “Esperava baixar para a casa dos 55 segundos, mas a prova não me correu muito bem, sobretudo na parte final. Falta-me força nos braços, que ainda não tenho. Não correu a 100 por cento”, disse o atleta no comunicado da federação. O próximo objetivo do nadador é atingir a classificação para os jogos olímpicos 

No final do dia, Simão Morgado ficou em 6º lugar nos 50 metros de mariposa, com 24.22 e Duarte Mourão terminou em 25.09 segundos, ficando com o 16º lugar. No grupo feminino, Inês Fernandes obteve o 14º lugar nos 100 metros de costas e Joana Silva fez 1:05.33 terminando em 15º lugar. Nádia Morais conquistou a 10ª posição nos 400 estilos.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório