Desporto

Natação adaptada: bronze para Portugal

O nadador português João Martins conquistou, este domingo, a medalha de bronze nos 50 metros livres nos Mundiais de Natação adaptada, que decorrem em Eindhoven, na Holanda.
Versão para impressão
O nadador português João Martins conquistou, este domingo, a medalha de bronze nos 50 metros livres nos Mundiais de Natação adaptada, que decorrem em Eindhoven, na Holanda.

Percorreu os 50 metros em 1.39,16 minutos. Terminou atrás do israelita Itzahk Mamistvalov (1.08,22) e do grego Christos Tampaxis (1.21,45), medalhas de ouro e prata, respetivamente.

João Martins conquistou medalhas nos Jogos Paralímpicos de Atenas2004, em Pequim2008 e partiu para a piscina do complexo Pieter van den Hoogenband com o terceiro melhor tempo, que acabou por confirmar.

O nadador é assim aos 40 anos o nadador mais medalhado no ativo, em Portugal, conforme refere o jornal Record. João Martins, que sofre de paralisia cerebral, precisa de ter o auxílio de duas pessoas, que o acompanham sempre e o ajudam a entrar e sair da piscina.  
 
O bronze de João Martins fechou o primeiro dia de competição para os nadadores portugueses, sem que nenhum tivesse conseguido presença nas finais.

Hoje, segunda-feira, estarão em prova Simone Fragoso, David Grachat, Emanuel Gonçalves, João Martins, João Correia e a estafeta 4×100 livres.  
 
Caso se qualifiquem nas eliminatórias da manhã, os atletas portugueses disputarão as finais à tarde.

São oito os atletas que vão representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de Natação Adaptada, que se disputam entre 15 e 21 de agosto, e nos quais participam 659 nadadores de um total de 55 países.

Nos Mundiais de 2006, que decorreram em Durban, na África do Sul, Portugal conquistou sete medalhas: uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

A natação adaptada é praticada por atletas com deficiências visuais e locomotoras (motoras e paralisia cerebral).

Pode seguir os resultados em direto na página oficial dos mundiais a decorrer na Holanda.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório