Ambiente

Nasceu 1.ª cria de Lince Ibérico na natureza

É o primeiro nascimento de lince-ibérico, na natureza, registado nas últimas décadas. O filhote foi fotografado no Parque Natural do Vale do Guadiana, ao lado da sua progenitora, Jacarandá.
Versão para impressão
É o primeiro nascimento de lince-ibérico, na natureza, registado nas últimas décadas. O filhote foi fotografado no Parque Natural do Vale do Guadiana, ao lado da sua progenitora, Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal no dia 16 de Dezembro de 2014.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas considera este acontecimento como "um marco na conservação do lince-ibérico uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas". 

Num comunicado enviado ao Boas Notícias, o ICNF sublinha que a cria, que tem 45 dias de idade, e a mãe foram identificadas através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras pela equipa do Programa LIFE+ Iberlince.


Numa primeira fase, a fêmea Jacarandá foi solta, em conjunto com o macho Katmandú (vindo de Espanha), no cercado de solta branda da Herdade das Romeiras. Posteriormente, Jacarandá foi libertada na natureza a 1 de Fevereiro de 2015. Jacarandá nasceu em 2012 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves, filha de Flora e Foco. 
 
Confirma-se assim a reprodução de animais em todas as áreas de reintrodução do Programa LIFE+ Iberlince, um êxito que o ICNF considera "da maior importância e significado".

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório