Ambiente

Nasceram mais 12 crias de lince-ibérico em Silves

Nasceram mais doze filhotes de lince-ibérico em Silves nos últimos dias. Até ao momento, apenas uma das crias não sobreviveu.
Versão para impressão
Nasceram mais doze filhotes de lince-ibérico em Silves nos últimos dias. Até ao momento, apenas uma das crias não sobreviveu. Juntando aos outros nascimentos registados este ano, existem neste momento 17 linces bebés no Centro Nacional de Reprodução (CNRLI) de Silves.

As três ninhadas, cada uma com quatro crias, resultam do emparelhamento da fêmea Fresa com o macho Éon, da Flora com o Foco e da Fruta com o Fresco.

As onze crias estão a ser amamentadas pelas mães, no interior das caixa-ninho, informa o centro em comunicado.
 
Os registos da videovigilância das caixas-ninho,  revelam que  Castañuela, a fêmea que tinha parido quatro crias no início de Março, mantém os cuidados parentais adequados.
 
Segue também positiva a amamentação artificial pelos técnicos do CNRLI, das duas crias da Biznaga, que pesam agora já cerca de 800 grama.
 
A temporada de reprodução do Centro de Silves prolonga-se até ao final do mês de Abril. No entanto, a sobrevivência das crias não é garantida.

O Centro de Reprodução do Lince-ibérico é um dos instrumentos estratégicos do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico, pretendendo-se que contribua, em articulação com os centros homólogos de Espanha, para o estabelecimento de uma população de lince-ibérico estável.

No total, estima-se que existam hoje apenas cerca de 300-350 linces-ibéricos em todo o mundo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório