Ciência

NASA vai estudar de perto atmosfera solar

A agência espacial norte-americana, a NASA, anunciou, em comunicado oficial, que está a desenvolver uma missão para visitar e estudar o sol com uma proximidade nunca antes alcançada. O projeto sem precedentes chamar-se-à Solar Probe Plus e tem lançam
Versão para impressão
A agência espacial norte-americana, a NASA, anunciou, em comunicado oficial, que está a desenvolver uma missão para visitar e estudar o sol com uma proximidade nunca antes alcançada. O projeto sem precedentes chamar-se-à Solar Probe Plus e tem lançamento previsto para 2018.

O equipamento semelhante a um carro irá mergulhar diretamente na atmosfera solar. Irá explorar uma região na qual nenhum engenho espacial jamais se aproximou.

As experiências visam dar resposta a duas perguntas, “porque é que a atmosfera externa do sol é mais quente que a superfície visível” e “o que impulsiona o vento solar que afeta não só a Terra mas todo o sistema solar”.

“Debatemos estas questões há décadas e esta missão vai dar-nos as respostas, finalmente”, afirma o investigador Dick Fisher.
 
A sonda espacial será protegida com um composto de carbono revolucionário para suportar os 2550 graus Fahrenheit vindos do sol e a sua intensa radiação. Irá fornecer imagens de proximidade do sol que ajudarão os cientistas em próximas missões solares.

“Este projeto vai permitir à humanidade chegar onde nenhuma nave espacial chegou antes. Pela primeira vez vamos poder tocar, provar e cheirar o nosso sol”, congratula-se um dos cientistas envolvidos no projeto do Solar Probe Plus.  

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório