Ciência

NASA publica fotografia de português Miguel Claro

NULL
Versão para impressão

Depois de ter recebido, em maio, um prémio internacional na competição The World At Night, o português, astrofotógrafo e astrónomo amador Miguel Claro tem agora uma das suas imagens publicada como “Fotografia do Dia” no portal “Earth Science” da NASA.

A fotografia publicada na NASA foi conseguida no Alentejo, após uma exposição de 3h30, no passado dia 1 de julho. A imagem é uma combinação de 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia. 

No blog “AstroPT”, onde colabora, Miguel Claro começa por explicar: “Num repentino olhar, mesmo de um astrónomo experiente, não é possível percecionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direção de uma estrela que todos já conhecem, a Polaris, ou chamada ‘Estrela Polar’”.

No entanto, acrescenta “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.

Miguel Claro já viu muitas das suas imagens publicadas nas mais prestigiadas revistas internacionais de Astronomia. As suas imagens pretendem revelar a indissociável ligação existente entre o Céu e a Terra.

Clique AQUI para aceder ao portefólio de Miguel Claro.

Clique AQUI para aceder à publicação do Earth Science.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório