Ciência

NASA escolhe Península Ibérica para imagem do dia

NULL
Versão para impressão
Esta segunda-feira, a Península Ibérica esteve em destaque no site do Observatório da Terra da Agência Espacial dos EUA. Uma imagem noturna do território foi escolhida como imagem do dia pela NASA.
 
Na imagem é possível observar com clareza as luzes das cidades de Portugal e Espanha, onde sobressaem as áreas metropolitanas de Lisboa, Madrid e Sevilha, que se destacam pelas amplas zonas muito iluminadas e brilhantes.
 
É evidente a concentração populacional dos portugueses no litoral, onde os focos de luz são muito mais intensos do que o que se verifica, por exemplo, no interior, onde é notória uma iluminação mais dispersa. 
 
Além disso, salta à vista na imagem uma linha verde e dourada paralela ao horizonte, que parece estar “sobre” a Terra e que, de acordo com a NASA, resulta da excitação das moléculas gasosas da atmosfera por ação da radiação ultravioleta.
 
A fotografia em questão foi captada a 4 de Dezembro pela equipa da Expedition 30, a 30ª e atual missão de longa duração à Estação Espacial Internacional (ISS).

Clique AQUI para aceder à página da fotografia do dia no site da NASA.


[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub