Ciência

NASA encontra nitrogénio em Marte

O 'Curiosity', sonda que explora a superfície de Marte, descobriu novas provas de que, em tempos, terá existido vida naquela planeta. Em causa está a descoberta de uma forma de nitrogénio em sedimentos recolhidos pelo equipamento.
Versão para impressão
O 'Curiosity', sonda que explora a superfície de Marte, descobriu novas provas de que, em tempos, terá existido vida naquela planeta. Em causa está a descoberta de uma forma de nitrogénio em algumas das explorações feitas pelo equipamento.

O nitrogénio marciano foi encontrado sob a forma de óxido nítrico e foi obtido a partir do aquecimento de sedimentos do planeta. As moléculas deste gás são usadas por todas as formas de vida na formação do código genético.

Contudo, para serem usadas pelos seres vivos, como as plantas, estas moléculas precisam de ser libertadas, o que neste momento não acontece em Marte já que o nitrogénio está 'fechadas' em sedimentos num formato que não pode ser consumidos pelos seres vivos.

 

Os investigadores da NASA acreditam que esta descoberta reforça a tese de que já houve vida em Marte. Como explica a agência em comunicado de imprensa, o nitrogénio é um componente chave do DNA e dos aminoácidos, o que reforça a possibilidade de existência de seres vivos no planeta.

A  descoberta de carbono orgânico também é determinante na confirmação da existência de vida semelhante à do Planeta Terra, uma vez que ajuda a produzir nutrientes.

Estas descobertas, publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), têm por base análises feitas pelo Curiosity a sedimentos captados em três locais diferentes. A equipa está agora a tentar perceber de que forma as partículas de nitrogénio se terão formado.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório