Ciência

NASA divulga trânsito de Vénus em alta definição

Tal como foi divulgado pelo Boas Notícias, nos dias 05 e 06 de Junho ocorreu um raro fenómeno astronómico: a passagem do planeta Vénus entre o Sol e a Terra. O fenómeno foi transmitido online em tempo real mas, quem não teve oportunidade de assistir,
Versão para impressão
Tal como foi divulgado pelo Boas Notícias, nos dias 05 e 06 de Junho ocorreu um raro fenómeno astronómico: a passagem do planeta Vénus entre o Sol e a Terra. O fenómeno foi transmitido online em tempo real mas, quem não teve oportunidade de assistir, pode agora visualizar as incríveis imagens do trânsito, em de alta definição, divulgadas pela NASA.

A partir do seu observatório Solar Dynamics Observatory (SOD), que tem como objetivo principal o estudo do astro rei, a NASA registou vários imagens em alta definição do trânsito de Vénus, um evento astronómico raro que só volta a acontecer dentro de 105 anos.

As imagens obtidas com o SOD totalizam três minutos e mostram detalhadamente – a partir de vários planos – todo o percurso de Vénus em frente ao Sol, com uma qualidade oito vezes superior à resolução “das televisões de alta definição”, garante a NASA.

Mas, na internet, muitas imagens e vídeos do fenómeno – que pôde ser observado a olho nú em diversas partes do globo – estão a circular. Uma das imagens que tem sido mais partilhada é a foto acima feita pelo satélite Hinode (que pertence a uma missão conjunta entre a NASA e a JAXA – Agência Espacial Japonesa) e onde Vénus surge como um disco preto, em grande plano, contrastando com o amarelo intenso do Sol.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub