Ciência

NASA divulga mapa mais detalhado de Marte

A partir de 21 mil imagens capturadas pela THEMIS, a câmara de infravermelhos instalada na nave Odyssey, foi possível construir o mapa mais detalhado de sempre da superfície de Marte. O resultado está agora ao alcance dos cientistas e também do públi
Versão para impressão
[Foto: © NASA]

A partir de 21 mil imagens capturadas pela THEMIS, a câmara de infravermelhos instalada na nave Odyssey, foi possível construir o mapa mais detalhado de sempre da superfície de Marte. O resultado está agora ao alcance dos cientistas e também do público em geral.

As observações da THEMIS (Thermal Emission Imaging System) iniciaram-se há oito anos e as imagens documentadas a partir daí foram trabalhadas de forma a encaixarem-se perfeitamente, criando, assim, um gigantesco mosaico que representa a superfície do planeta vermelho.

Algumas regiões de Marte haviam já sido cartografadas com melhor resolução, mas este é definitivamente o mapa mais completo e detalhado de Marte alguma vez feito, dizem os investigadores.

“A equipa responsável pela missão Odyssey/THEMIS foi capaz de conceber um espetacular produto que servirá de base aos trabalhos de pesquisa sobre Marte durante muitos anos”, afirmou Jeffrey Plaut, um dos cientistas envolvidos no projeto Odyssey.

“O mapa concede uma estrutura global para o estudo de propriedades como a composição mineral e a natureza física dos materiais presentes na superfície [de Marte]”, referiu ainda o mesmo responsável, citado no comunicado oficial da NASA.

Consulte o mapa aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório