Ciência

NASA divulga imagem panorâmica inédita de Marte

A nova imagem de Marte dada a conhecer pela NASA é "a melhor coisa a seguir a estar lá". É assim que a agência espacial norte-americana descreve a panorâmica divulgada esta semana.
Versão para impressão
A nova imagem de Marte dada a conhecer pela NASA é “a melhor coisa a seguir a estar lá”. É assim que a agência espacial norte-americana descreve a panorâmica divulgada esta semana e construída a partir de um total de 817 fotos captadas pelo veículo espacial Opportunity.
 
O lançamento da imagem surge como uma forma de homenagear dois momentos importantes na história da NASA, nomeadamente a celebração do 3.000º dia do Opportunity em Marte e dos 15 anos de presença robótica da agência espacial em território marciano.
 
De acordo com a NASA, a imagem é apresentada com cores falsas “para enfatizar as diferenças existentes entre os materiais retratados”, tendo sido obtida através da junção de fotografias tiradas entre 21 de Dezembro de 2011 e 8 de Maio de 2011, quando o Opportunity permaneceu estacionado junto da cratera Endeavour. 
 
“A visão fornece-nos um conteúdo muito rico em termos geológicos e químicos e uma visão incrivelmente detalhada da maior cratera de impacto que já encontrámos”, salientou Jim Bell, cientista que está a coordenar o projeto, em comunicado.

Para a captação das imagens o robô, que se encontra em Marte desde 2004, usou a sua câmara panorâmica – a Pancam – que lhe permitiu explorar o terreno agreste durante o inverno marciano.
 

Clique AQUI para ver a imagem completa.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório