Ciência

NASA: Captado o clarão solar mais preciso de sempre

Em Março, quatro telescópios da NASA conseguiram registar o clarão solar com maior precisão de sempre na história da astronomia.
Versão para impressão
Em Março, quatro telescópios da NASA conseguiram registar o clarão solar com maior precisão de sempre na história da astronomia. O feito conseguido no dia 29 daquele mês, graças à conjugação de observações obtidas pelos equipamentos, cujo resultado deu a conhecer um clarão solar de tipo X. 
 
Trata-se do maior tipo de clarão existente, capazes de criar tempestades radioativas, bem como produzir auroras e afetar os voos daqueles que passam pelos polos norte e sul.

Embora, por norma, haja vários observatórios espaciais focados permanentemente no Sol, nunca antes se tinha dado a coincidência de captarem, simultaneamente, um clarão solar com tamanha precisão.

A notícia é avançada pela agência Lusa, segundo a qual os dados recolhidos vão permitir aos cientistas da NASA entender melhor como se processam todas estas grandes explosões que levam à formação dos clarões solares. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub