Ciência

NASA capta imagens “revolucionárias” da coroa solar

Um telescópio lançado este mês pela NASA conseguiu obter imagens "revolucionárias" da coroa solar em alta resolução com um detalhe inédito.
Versão para impressão
Um telescópio lançado este mês pela NASA conseguiu obter imagens “revolucionárias” da coroa solar em alta resolução com um detalhe inédito. De acordo com a agência espacial norte-americana, a clareza das imagens vai auxiliar os cientistas a entender melhor o comportamento da atmosfera do Sol e os seus impactos na Terra e no espaço. 
 
O equipamento de 464 quilos foi lançado no dia 11 de Julho num foguete de 58 metros de altura a partir da base do Novo México, nos EUA. Durante o voo, que durou pouco mais de dez minutos, conseguiu gravar 165 imagens da coroa solar, focando-se numa região particularmente ativa.
 
“Dispomos de um instrumento excecional e lançámo-lo no momento exato”, afirmou Jonathan Cirtain, do Marshall Space Flight Center da NASA, em comunicado. “Graças à atividade solar intensa que está a ser registada atualmente pudemos focar a atenção do telescópio num ponto claro e alcançar os nossos propósitos em termos de imagem”, acrescentou. 
 
A captação destas imagens em alta resolução, que mostram a estrutura dinâmica da atmosfera do Sol,  foi possível com o auxílio de um conjunto de inovações que caraterizam o telescópio, que inclui alguns dos melhores espelhos alguma vez feitos para instrumentos de exploração espacial.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório