Inovação e Tecnologia

NASA apresenta mapa de crateras na lua

A agência espacial norte-americana da NASA criou o mapa mais completo das crateras da lua. As imagens foram obtidas com recurso à sonda "Lunar Reconnaissance Orbiter", conhecida como LRO.
Versão para impressão
[Fotografia: © NASA/Goddard/MIT/Brown]

A agência espacial norte-americana da NASA criou o mapa mais completo das crateras da lua. As imagens foram obtidas com recurso à sonda “Lunar Reconnaissance Orbiter”, conhecida como LRO.

Os cientistas estudaram as imagens da sonda LRO que começou a sua missão de explorar a lua o ano passado. No vídeo animado podem-se observar crateras com mais de 20 quilómetros de diâmetro iluminados por cores diversas que ajudam a visualizar a irregularidade do terreno lunar.

Foram precisos 2.400 milhões de fotografias feitas com recurso ao laser incorporado na LRO, o Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA), para completar o mapa das crateras lunares. Foram essas imagens que permitiram aos cientistas identificarem com maior precisão a profundidade e tamanho das crateras assim como a sua antiguidade.

Concluíram ainda que a Lua terá sido alvo grandes impactos de asteróides e cometas na superfície lunar que é mais complexa do que se pensava. Essas conclusões darão agora mais pistas sobre como terá sido o começo caótico do nosso sistema solar.

Todos os mineirais, e logo todas as rochas, absorvem e emitem uma energia com uma assinatura espectral única que pode ser medida de forma a revelar a sua identidade e mecanismos de formação.

Pela primeira vez o LRO está a fornecer imagens infra-vermelhas de alta resolução que permitem aos cientistas proceder a essa identificação definitiva dos minerais que se encontram no terreno lunar e que serão agora estudados a fundo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório