Ciência

NASA anuncia descoberta de 104 novos planetas

A NASA descobriu 104 novos planetas fora do Sistema Solar, incluindo quatro de formação potencialmente rochosa como a Terra, mas 20 a 50% maiores. Os investigadores não descartam a hipótese de existência de vida nestes últimos.
Versão para impressão
A NASA descobriu 104 novos planetas fora do Sistema Solar, incluindo quatro de formação potencialmente rochosa como a Terra, mas 20 a 50% maiores. Os investigadores acreditam que poderá haver vida nestes últimos.

 

Os quatro planetas rochosos levam entre 5 e 24 dias a orbitar a estrela K2-72, localizada a 181 anos-luz em direção à constelação de Aquário. Dois deles apresentam níveis de irradiação semelhantes aos da Terra.

A descoberta foi feita com a ajuda da sonda espacial Kepler e de telescópios terrestres, incluindo quatro que se encontram no cume do Mauna Kea, no Havai.

Desde 2009 que a sonda Kepler perscruta todos os cantos da via Láctea em busca de planetas com sinais de existência de vida. 
 

A deteção é feita através da medição de quedas subtis no brilho das estrelas, um fenómeno que é causado pela passagem de um planeta. Os resultados já foram publicados no “Astrophysical Journal Supplement”.

A listagem inicial contava com 197 candidatos, dos quais 104 estão confirmados como planetas fora do Sistema Solar, ou seja, exoplanetas.

Kepler já detetou mais de 1.000 exoplanetas 

Desde a sua atividade, a sonda já detetou e identificou mais de 1.000 exoplanetas (planetas que orbitam outros astros que não o Sol) em mais de 440 sistemas solares.

O primeiro exoplaneta orbitando uma estrela semelhante ao Sol foi descoberto em 1995, através de dados obtidos pelo telescópio do Observatório Haute-Provence, França.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub