Mundo

NASA ajuda os mineiros chilenos a sobreviver

A agência espacial norte-americana NASA vai colaborar com o governo chileno nas operações de resgate dos 33 mineiros presos há 19 dias numa mina. A NASA irá aconselhar em termos de alimentação e como manter a força física e psicológica, já que o ambi
Versão para impressão
[Fotografia: © Reuters]

A agência espacial norte-americana NASA vai colaborar com o governo chileno nas operações de resgate dos 33 mineiros presos há 19 dias numa mina. A NASA irá aconselhar em termos de alimentação e como manter a força física e psicológica, já que o ambiente vivido pelos mineiros é semelhante aos dos astronautas.

O ministro da Saúde chileno, Jaime Moñalich, confirmou o pedido de ajuda à NASA, já que os mineiros presos desde 5 de agosto se encontram em condições semelhantes aos astronautas no espaço: no escuro, com escassa ventilação e alimentos limitados.

O governo quer assim enviar aos homens soterrados a 700 metros de profundidade rações alimentares semelhantes às usadas em missões espaciais.

O governo pediu também conselho a tripulantes de submarinos da Marinha chilena que aconselhou os mineiros a serem informados do tempo previsto para a operação de resgate que será de três a quatro meses.

Os médicos recomendaram ainda que os mineiros façam exercicio físico que forma a manterem-se ocupados evitem o atrofio dos músculos que podem ser depois um problema na hora do resgate.

Para além da alimentação enviada através do túnel, familiares dos mineiros trocam cartas para manter o ânimo dos sobreviventes.

“Eles sabem que vão continuar isolados por algum tempo, mas são mineiros experientes, para os quais estas condições duras não são novidade”, disse Miguel Forrt, voluntário nas operações de resgate à Reuters. “Isto é como preparar atronautas”, adianta o trabalhador.

Notícia atualizada

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório