Saúde

Musicoterapia alivia pacientes com fibromialgia

Investigadores espanhóis da Universidade de Granada comprovaram que a musicoterapia aliada a uma série de técnicas de relaxe a partir de imagens melhora a qualidade de vida destes pacientes ao permitir diminuir de forma notável os sintomas associados
Versão para impressão
Investigadores espanhóis da Universidade de Granada comprovaram que a musicoterapia aliada a uma série de técnicas de relaxe a partir de imagens melhora a qualidade de vida destes pacientes ao permitir diminuir de forma notável os sintomas associados à fibromialgia como a dor, a depressão, a ansiedade e a  qualidade do sono.

O estudo experimental, pioneiro na Europa, foi realizado com pacientes de fibromialgia as provincias de Granada, Almería e Córdoba. Foram analisadas diversas variantes como os principais sintomas do paciente, a intensidade da dor, a qualidade de vida, o impacto da doença na vida quotidiana, os transtornos no sono, a ansidade, a depressão e a autoeficácia do paciente bem como o bem-estar geral e conheciemento da sua condição.

Os investigadores apontam que este tratamento alternativo é uma solução de baixo custo, de fácil aplicação e numeros beneficios que podem ser postos em prática pelo próprio paciente. Alertam também que serão necessários mais estudo empíricos que abordem outras variáveis fisiológicas.

O estudo será publicado em breve na revista especializada Pain Management Nursing. Mais informações no site da Universidade de Granada.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub