Cultura

Músicos com défice cognitivo participam na Eurovisão

Os PKN (Pertti Kurikan Nimipaivat), uma banda finlandesa composta por quatro elementos portadores de défices cognitivos, tais como Síndrome de Down e autismo, vão representar a Finlândia no Festival Eurovisão da Canção, no próximo mês de Maio em Vien
Versão para impressão
Os PKN (Pertti Kurikan Nimipaivat), uma banda finlandesa composta por quatro elementos portadores de défices cognitivos, tais como Síndrome de Down e autismo, vão representar a Finlândia no Festival Eurovisão da Canção, no próximo mês de Maio em Viena. O grupo venceu a final nacional do concurso, que decorreu em Helsínquia no último sábado, 28 de Fevereiro.

A banda venceu com o tema punk 'Aina Mun Pitaa' ('Tenho Sempre Que', em tradução livre), superando as três semi-finais do concurso e garantido assim o passaporte para a final do concurso, que se vai realizar a 23 de Maio em Viena, cidade natal de Conchita Wurst, a vencedora da edição de 2014.

A banda, que concorreu com mais oito canções, ficou em primeiro lugar com 37, 4% dos votos.

'Aina Mun Pitaa' foi escrita e composta pelos PKN, e tem a duração de um minuto e 25 segundos, pelo que já é considerada a “música mais curta da história da Eurovisão”, lê-se no site oficial do concurso.


A banda Pertti Kurikan Nimipaivat durante a atuação na final finlandesa do concurso

Em 2012, o grupo foi protagonista de um documentário que mostrava a relação da deficiência mental com a música, intitulado 'The Rock Syndrome', e que inclusivamente chegou a vencer diversos prémios em todo o mundo.

Desta forma, a banda vai tentar levar o troféu para a Finlândia, repetindo o feito da banda de hard rock Lordi em 2006. Em Portugal, as semi-finais estão marcadas para esta terça e quinta-feira, dias 3 e 5 de Março.

A final está agendada para o próximo sábado, dia 7, nos estúdios da RTP em Lisboa. Simone de Oliveira, Adelaide Ferreira ou Diana Piedade (ex-concorrente do 'talent show' Ídolos) são alguns dos artistas que vão entrar a concurso para representar Portugal na edição de 2015.

Veja abaixo a canção vencedora do grupo finlandês.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório