Em Destaque Lifestyle

Música é um fator de influência na escolha do destino de férias

Portugueses são os europeus que mais admitem deslocar-se a festivais de música noutro país caso os valores sejam semelhantes aos praticados em Portugal
Versão para impressão

 

Cerca de 40% dos Portugueses com idades entre os 20 e os 39 anos considera a música um dos principais fatores que influenciam a escolha do seu destino de férias, revela hoje o Relatório Global de Tendências de Consumo* sobre Música e Viagens da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa.

O novo relatório da eDreams indica que 25% dos portugueses com idades entre os 20 e os 29 anos tem na música um dos fatores que mais pesa na escolha do destino para férias, situação que influencia também 15% dos utilizadores com idades entre os 30 e os 39 anos e em 14% dos cidadãos portugueses entre os 40 e os 49 anos.

Já entre os chamados Baby Boomers (com idades dos 50 aos 59 anos) apenas 10% dos inquiridos admitiram ser influenciados pela música na hora de escolher o destino de férias.

Em média, a música é um fator de influência na escolha do destino de férias para 16,3% dos portugueses, com as cidades de Beja e de Viseu a surgirem no topo dos locais com mais preocupações a este nível – 33% e 29%, respetivamente.

O estudo da eDreams indica que os portugueses demonstram gostar de viajar para assistir a concertos ou festivais. Cerca de 15% já viajou para outro país especialmente para assistir a um concerto da sua banda/artista preferidos, enquanto 40% dos inquiridos – a maior percentagem entre todos os cidadãos dos países europeus que participaram neste estudo – admitiu que viajaria para um país diferente para assistir a um concerto da sua artista/ banda preferida caso o preço dos bilhetes, dos voos e do hotel tivessem valores semelhantes aos praticados no seu próprio país ou cidade.

Neste ponto, os viajantes mais novos e os de maior idade estão entre os que mais escolheram esta opção – 46% entre os 20 e os 29 anos e também os portugueses com mais de 60 anos.

Música local serve de inspiração

Questionados sobre o estilo de música que mais os inspira a viajar, os portugueses elegem claramente o Samba (38%), o Reggae da Jamaica (36%) e o Jazz de Nova Orleães (33%) como principais referências musicais, estilos que agradam a todos os escalões etários em diferentes doses.

O Samba recolhe a maioria das preferências nos maiores de 60 anos (53%) e nos portugueses entre os 40-49 anos (38%), enquanto o Reggae é o estilo preferido por 43% dos inquiridos com mais de 60 anos e por 38% dos portugueses entre os 40 e os 49 anos; o Jazz cativa sobretudo as faixas etárias entre os 30-39 anos (36%) e os portugueses com mais de 60 anos (38%).

O estudo da eDreams analisou também os hábitos de consumo musical dos portugueses quando estão em férias, concluindo que 53% dos inquiridos consome o mesmo tipo de música em férias daquela que ouve em casa no resto do ano.

No entanto, 33% gostam de ouvir música e artistas locais quando estão de férias e sempre que possível procuram conhecer a música dos locais para onde vão viajar (10%) ou, em alternativa, guardam músicas locais para ouvir depois das férias (17%).

Neste contexto 27% dos portugueses tem tendência para ouvir música mais calma/relaxante quando está de férias, comparando com o tipo de música que ouve durante o resto do ano.

Gostos internacionais

O relatório da eDreams tem como base inquéritos a cidadãos de oito países – Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, EUA, Espanha, Itália e Portugal – e indica que são os franceses os que mais se deixam influenciar pela música local na altura de escolher o destino de férias (26%), seguidos dos italianos (24%).

Por nacionalidades, os norte-americanos são os que mais valorizam o Jazz (41%), seguidos pelos italianos (35%) e pelos espanhóis (33%).

Os franceses, por outro lado, são os que mais música calma procuram duramente o período de descanso (cerca de 40%), enquanto os norte-americanos referem ser os que mais música local consomem quando estão de férias no estrangeiro – 38%.

Finalmente, entre os inquiridos dos oito países as escolhas pelos estilos musicais que mais inspiram os viajantes recaem sobretudo no Jazz, no Reggae e no Samba, por esta ordem, aos quais se adicionam o Flamenco e a música Country norte-americana como preferências dos viajantes.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub