Espetáculos e Exposições

Museus nacionais com entrada livre esta quinta-feira

Para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, vários museus portugueses vão estar de portas abertas para todos os visitantes, ao longo desta quinta-feira. Estão previstas 490 atividades em 170 concelhos do país.
Versão para impressão
Para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, vários museus portugueses abrir as suas portas a todos os visitantes ao longo desta quinta-feira. À exceção do Palácio da Ajuda, as entradas em todos os espaços culturais públicos e de património classificados pela UNESCO são gratuitas.

Do Norte ao Sul do país, os monumentos e sítios vão “comemorar” junto da população portuguesa. No programa das celebrações da Direção-geral do Património Cultural (DGPC) está prevista a realização de 490 atividades em todo o território português, espalhadas por 170 concelhos do continente e regiões autónomas.

Durante este dia vão decorrer workshops, conferências, visitas guiadas, lançamentos de publicações, festivais, exibição de filmes, rotas patrimoniais e espetáculos artísticos, como concertos de música, atuações de dança e de teatro.

Para conhecer quais os eventos que vão acontecer na sua cidade ou em locais próximos é possível consultar a programação geral do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios disponível no site oficial da DGPC. Algumas atividades são realizadas apenas esta quinta-feira, ao passo que outras vão prolongar-se até amanhã.

O mote das celebrações deste ano é o Património da Educação, sob o tema “Património + Educação = Identidade”. Em comunicado ao Boas Notícias, a DGPC explica que a escolha se deve ao “vastíssimo legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento, que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial”.

Coimbra vai celebrar os 500 anos da Biblioteca Geral

Um dos destaques deste dia é a comemoração dos 500 anos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que incluirá a realização de seminários, conferências e encontros com várias figuras portuguesas relacionadas com a área da educação.

Na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a população vai poder participar em dois percursos, orientados pelo arquiteto João Pardal Monteiro e por Maria Inês Cordeiro, diretora desta instituição. A visita decorre em diferentes áreas dos edifícios, sendo que as secções não públicas vão estar abertas a todos neste dia, exceção feita no âmbito das comemorações.

Em Faro, as Ruínas Romanas de Milreu recebem várias atividades, entre as quais visitas guiadas com recriações e encenações históricas, leitura comentada de textos clássicos greco-romanos e ainda a apresentação do projeto e apontamento musical da Orquestra do Algarve.


Clique AQUI para aceder ao programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub