Cultura

Museu do Oriente com exposição dedicada ao chá

A exposição "O Chá. De Oriente para Ocidente" valoriza o papel de Portugal como mediador do conhecimento do chá entre o Extremo Oriente e a Europa
Versão para impressão
A partir de 8 de Junho vai ser possível aprender mais sobre o chá graças a uma iniciativa o Museu do Oriente. A exposição “O Chá. De Oriente para Ocidente” valoriza o papel de Portugal como mediador do conhecimento do chá entre o Extremo Oriente e a Europa e mostra que está em causa muito mais que uma bebida.
 
A mostra não se limita expor um conjunto de peças relacionadas com a temática, mas “contextualiza-as e insere-as no mundo em que foram feitas”, explica a organização em comunicado. O objetivo é mostrar “como uma simples planta e a infusão daí resultante desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma determinada civilização e nas trocas culturais entre diferentes povos”.
 
A exposição dá, portanto, destaque aos aspetos materiais associados ao consumo do chá – como as porcelanas, o mobiliário, os espaços, as pinturas, a prataria, entre outros objetos – mas foca também pontos habitualmente menos conhecidos da difusão da planta e da sua transformação.
 
De salientar também que, além dos rituais que construiu devido ao seu consumo, o chá desempenhou ainda um papel importante no campo da medicina e da farmacopeia, antes de passar a ser encarado como uma simples bebida, o que aconeceu a partir de meados do século XVIII.
 
A exposição no Museu do Oriente, em Lisboa, vai estar patente até 13 de Janeiro de 2013 de terça a domingo entre as 10.00h e as 18.00h.  À sexta-feira o horário prolonga-se até às 22.00h, com entrada gratuita a partir das 18.00h.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub