Cultura

Museu da Gulbenkian é um dos melhores da Europa

O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, é uma das 17 melhores instituições museológicas da Europa. A opinião é da edição espanhola da revista especializada Condé Nast Traveler, que reuniu uma série de "autênticos museus 'Michelin'.
Versão para impressão
O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, é uma das 17 melhores instituições museológicas da Europa. A opinião é da edição espanhola da revista especializada Condé Nast Traveler, que reuniu uma série de “autênticos museus 'Michelin' capazes de justificar” uma viagem às cidades onde estão.
 
Numa “compilação” divulgada há alguns dias, a publicação turística escreve que “o facto de estar situado no Norte” da capital portuguesa retira a este museu “a afluência de público que merece”, mas que esta localização acaba, em muitos casos, por ser uma vantagem.
 
“Assim, é possível desfrutar do seu precioso jardim e do seu edifício surpreendente”, realça a Condé Nast, que considera todo o complexo da Fundação Calouste Gulbenkian como “um oásis entre a clássica decadência lisboeta”.
 
A revista salienta, também, a “divisão” do museu em duas vertentes: uma clássica e outra moderna. “De um lado, há um importante acervo de obras de arte decorativa e arte antiga, ainda que o seu forte sejam as pinturas de Monet, Millet ou Ghirlandaio”, destaca a Condé Nast.
 
O seu lado mais “moderno” transforma o Museu Gulbenkian “numa espécie de 'Pompidou' português onde cabem obras de Alvar Aalto, quadros de Kokoshka ou colagens de Tàpies”, acrescenta a publicação. 
 
Entre os outros museus destacados pela Condé Nast estão o Städel Museum, em Frankfurt, um dos mais importantes da Alemanha, o Palais de Beaux Arts, na cidade francesa de Lille, ou o Kelvingrove, em Glasgow, na Escócia.
 
Conheça AQUI a lista dos 17 melhores museus europeus reunida pela Condé Nast (em espanhol). 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório