Cultura

Museu Berardo entre os 50 mais visitados do mundo

NULL
Versão para impressão
O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, foi um dos cem mais visitados em todo o mundo no ano de 2010, segundo a lista publicada pelo jornal The Art Newspaper. Com 964.540 entradas, a instituição portuguesa de arte surge em 50º lugar, logo acima do Guggenheim de Bilbao, em Espanha.

Em 2009, o museu situado em Belém surgia em 75º lugar na mesma lista, que todos os anos é apurada pela publicação internacional especializada em arte contemporânea.

O museu do Louvre, em Paris, é o mais visitado do mundo, com 8,5 milhões de entradas, seguido do British Museum (5,8 milhões), em Londres, e o Metropolitan (5,2 milhões), em Nova Iorque.

O Brasil é representado por cinco museus: o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro (14º), o Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília (32º), o Centro Cultural do banco do Brasil em São Paulo (65º), o Museu de Arte de São Paulo (74º), e a Pinacoteca do Estado (99º), também em São Paulo.

Inaugurado em 2007 na sequência de um acordo entre o Estado português e o comendador e colecionador madeirense Joe Berardo, o Museu Berardo passou a ser dirigido, em abril deste ano, pelo curador e historiador de arte Pedro Lapa.

Instalado no Centro Cultural de Belém, conta com um acervo de 862 obras da coleção de arte moderna e contemporânea de Joe Berardo, avaliadas em 316 milhões de euros pela Christie´s, cedidas em regime de comodato (empréstimo) até 2016.

Até ao final de 2010, o museu, que mantém uma política de entradas gratuitas, mostrou 37 exposições e a fundação que o gere adquiriu cerca de 200 novas obras de arte.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub