Cultura

Museu Berardo atinge 3 milhões de visitantes

NULL
Versão para impressão
O Museu Coleção Berardo atinge esta sexta-feira os três milhões de visitantes desde a sua inauguração, em 2007. O museu localizado em Lisboa, ocupou o 50º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo, no ano passado.

O Museu Berardo comunicou à Lusa que o visitante 3.000.000 vai receber a oferta de um catálogo. No entanto, por esta hora o visitante sortudo já deve ter recebido o presente, já que, segundo a mesma informação ele deverá ter passado as portas do museu entre as 10h00 e as 10h30.

Instalado no Centro Cultural de Belém (CCB), o Museu Berardo abriu com um conjunto de 862 obras de arte moderna e contemporânea cedidas pelo colecionador madeirense Joe Berardo. Em 2007 recebeu 278.971 visitantes, tendo esse número crescido constantemente todos os anos.

Em 2010 atingiu mesmo os 964.540 visitantes, ano em que se fixou no 50º lugar, numa lista dos cem museus mais visitados do mundo, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea. Em primeiro lugar na lista está o Museu do Louvre, com 8,5 milhões de entradas.

A Christie's avaliou o acervo do Museu Berardo em 316 milhões de euros, em 2006, valor que deve ser reavaliado pela Secretaria de Estado da Cultura. O diretor artístico do museu é o curador e historiador de arte Pedro Lapa.

O Museu Coleção Berardo tem entrada gratuita e já mostrou, até hoje, 57 exposições. Possui um total de 1075 obras de 561 artistas, tendo emprestado um total de 167 empréstimos a outros países.

[Notícia sugerida por Patricia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório