Sociedade

Municípios com Património Mundial associam-se

Esta quinta-feira, Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar, onde estão monumentos Património da Humanidade, constituíram uma associação que passa pela criação de uma marca internacional para a concertação de ações de promoção, divulgação e angariação de ap
Versão para impressão
[Imagem: © Joaquim Alves Gaspar]

Esta quinta-feira, Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar, onde estão monumentos Património da Humanidade, constituíram uma associação que passa pela criação de uma marca internacional para a concertação de ações de promoção, divulgação e angariação de apoios para os seus monumentos.

A formalização da Associação das Cidades com Mosteiros Património da Humanidade – Mosteiros de Portugal teve lugar no Convento de Cristo, em Tomar. O presidente da autarquia, Corvêlo de Sousa, afirmou à agência Lusa que os quatro concelhos “já beneficiam das vantagens de ter no seu território estes monumentos”, mas é preciso “dar o salto” para que as quatro unidades passem a ser uma só, “com uma dimensão que nenhuma tem”.

No fundo, pretende-se que os mosteiros de Alcobaça, Batalha, Jerónimos, em Lisboa, e Convento de Cristo representem “uma região com capacidade de inovação”.

A grande meta a atingir é, portanto, criar uma marca internacional, elaborar estudos para as acções de promoção dos monumentos e eventos, além do trabalho para aceder a apoios. Nesse sentido, foi também assinado um contrato de financiamento, no valor de 15 milhões de euros, para levar mais visitantes aos quatro monumentos e para intervir no espaço interior e envolvente destes espaços, com vista a desenvolver mais e melhores atividades culturais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório