Desporto

Mundo do futebol mobilizado pelo filho de Carlos Martins

NULL
Versão para impressão
O problema de saúde do filho de Carlos Martins, que sofre de aplasia medular e precisa urgentemente de um transplante de medula, está a provocar uma autêntica onda de solidariedade um pouco por toda a comunidade futebolística nacional.

A vontade de ajudar o pequeno Gustavo a encontrar um dador de medula compatível é tanta que vários clubes e entidades têm apelado à doação e estão mesmo a organizar recolhas de sangue. Sporting de Braga, Portimonense, Gil Vicente, Benfica e Sporting fazem parte deste grupo.

Solidariedade minhota

Todos os jogadores do Sporting de Braga, bem como a direção, as equipas técnica e médica e os restantes funcionários do clube decidiram fazer uma recolha no Estádio AXA “na próxima semana, em data a confirmar e anunciar” e convidaram “toda a comunidade de adeptos e simpatizantes bracarenses” a participar.

Em comunicado, a equipa minhota fez ainda questão de sublinhar que esta ação pretende não apenas ajudar o filho do internacional português, mas também”todas as crianças e todos aqueles que necessitam de uma esperança de Vida”. Isto porque “o papel que cabe a cada profissional do clube não se esgota no mediatismo inerente ao Futebol”.

No Minho, as demonstrações de apoio estenderam-se também a Barcelos. A estrutura profissional do Gil Vicente vai, igualmente, realizar uma recolha que se pretende que seja alargada a toda a cidade, faltando apenas definir o local e a data.

Todos dispostos a ajudar

Mais a sul, o Portimonense organizará uma iniciativa semelhante para “colheita de células progenitoras periféricas”, inserindo assim os jogadores no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea, e apela a que os sócios e simpatizantes do clube dêem também o seu contributo.

Entretanto, Benfica e Sporting também já deram a conhecer a sua solidariedade. O treinador benfiquista, Jorge Jesus, fez questão de sublinhar, em conferência de imprensa, que todos estão “disponíveis para sair em defesa do Gustavo e participar em todas as iniciativas que possam ajudá-lo”.

Do outro lado da 2ª Circular, o Sporting divulgou um comunicado no seu site oficial em que convida os adeptos a inscreverem-se nas páginas dos centros de histocompatibilidade espalhados pelo país.

Os clubes estão, assim, por iniciativa própria, a responder ao apelo do Sindicato de Jogadores de Futebol Profissional que, em comunicado, pediu a mobilização da “família do futebol” por uma causa que transcende as fronteiras do desporto.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub