Mundo

Mulher negra enfrenta sozinha 300 neonazis

Esta é a imagem da coragem. A fotografia da mulher, solitária, de punho erguido em frente a 300 neonazis está a correr o mundo. A foto foi registada este domingo, na Suécia.
Versão para impressão
Esta é a imagem da coragem. A fotografia da mulher, solitária, de punho erguido em frente a 300 neonazis está a correr o mundo. A foto foi registada este domingo, na Suécia, país onde os movimentos de extrema direita tem vindo a ganhar cada vez mais expressão. 
 
Tess Asplund, uma mulher negra de 42 anos, personifica a voz de todos os que resistem ao ressurgimento dos ideais nazis. 
 
Esta mulher pequena e magra desafiou, domingo, um grupo de 300 elementos do movimento neonazi Nordic Resistance Movement (NRM) que se manifestava na cidade de Borlänge. A imagem chegou às redes sociais e tornou-se viral. 
 

Entrevistada pelo jornal britânico The Guardian, a mulher afirmou que o gesto foi instintivo: “Foi um impulso. Eu estava tão zangada. (…) Só pensava 'não, eles não podem marchar aqui'”.
 
A fotografia foi registada pelo fotógrafo David Lagerlöf da fundação Expo, uma organização que luta contra o racismo que tem vindo a monitorizar os movimentos neonazi da Suécia. 
 
Segundo a Expo, a extrema-direita tem vindo a conquistar terreno junto da população sueca, situação que é ilustrada pelo crescimento do partido Democratas Suecos, que é contra a imigração e que já detém quase 20% dos assentos parlamentares.

E no ano passado, a Suécia foi assinalada pela ONU como um país onde é preciso vigiar os comportamentos racistas, sobretudo dirigidos a cidadãos africanos. 

 
“Espero que esta fotografia consiga algo de positivo. Pode ser que o meu gesto se torne um símbolo daquilo que podemos fazer – se há uma pessoa que consegue, toda a gente consegue”, conclui Tess Asplund, citada pelo The Guardian.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório