Mundo

Mulher de Liu Xiaobo encontrou-se com o marido

A mulher do Nobel da Paz 2010, Liu Xia, encontrou-se este domingo com o marido, Liu Xiaobo, preso há quase dois anos numa cadeia no nordeste da China, informam as agências internacionais citando o Centro de Informação dos Direitos Humanos.
Versão para impressão
[Fotografia: © EPA]

A mulher do Nobel da Paz 2010, Liu Xia, encontrou-se este domingo com o marido, Liu Xiaobo, que cumpre há quase dois anos uma pena de 11 anos de prisão numa cadeia no nordeste da China, informam as agências internacionais citando o Centro de Informação dos Direitos Humanos.

A mulher do dissidente chinês Liu Xiaobo, visitou seu marido provavelmente para anunciar que foi laureado com o Prémio Nobel da Paz 2010, informou a organização de defesa dos direitos humanos.

Logo após a nomeação de Xiaobo, a polícia cercou a casa onde vive a sua mulher. Até ao momento não se sabe se o Nobel da Paz terá sido informado do prémio.

Citando a sogra de Xiaobo, o Centro de Informação dos Direitos Humanos e a Democracia, com sede em Hong Kong, afirmou em comunicado que o casal encontrou-se na tarde deste domingo.

A mulher do Nobel, Liu Xia, estava incomunicável desde a noite de sexta-feira, quando conseguiu dizer por telefone, à agência AFP, que a polícia a queria levar à província de Liaoning (nordeste), onde seu marido está preso, para que pudesse vê-lo.

O Prémio Nobel da Paz 2010 foi atribuído na sexta-feira a Liu Xiaobo “por seus esforços continuados e não violentos em prol dos direitos humanos na China”, segundo o Comité Nobel norueguês. No entanto, a imprensa chinesa ignorou a atribuição do prémio, com excepção de algumas notícias breves.

Liu Xiaobo, de 54 anos e ex-professor de literatura, cumpre uma pena de 11 anos em regime fechado por ter sido um dos autores da Carta 08, exigindo a democratizaço da China. Ele foi condenado por “subversão do poder do Estado”. Xiaobo tem lutado desde 1989, data do massacre na praça de Tiananmen, pela democratização do país. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório