Sociedade

Mulher com 121 anos pode ser a mais velha do mundo

NULL
Versão para impressão
Foi descoberta numa tribo da Amazónia aquela que se pensa ser a mulher mais velha do mundo. María Lucimar Pereira faz 121 anos no próximo sábado, dia 3 de setembro. O comunicado foi emitido pela Survival International, uma associação que defende os direitos dos povos indígenas tribais.

A descoberta ocorreu quando o Instituto Nacional de Segurança Social brasileiro (INSS) fazia  uma recolha dos recordes de nascimentos daquele estado brasileiro, lê-se no comunicado da Survival International.

María Lucimar nasceu em 1890, segundo a data que consta no seu Certificado de Nascimento (clique para aceder ao pdf). Se a informação se confirmar, a velha senhora, índia de etnia caxinauás, será considerada a pessoa mais velha do planeta.

Até ao momento, a americana Besse Cooper, nascida em Agosto de 1896, era considerada a habitante mais antiga do mundo. Com 115 anos, Besse Cooper tomou o lugar da brasileira Maria Gomes Valentim que morreu em junho passado, em vésperas de concluir 115 anos.

Aquilo que se sabe sobre María Lucimar é que viveu toda a sua vida na sua comunidade, perto de Feijó, a cidade mais próxima. Com dez filhos e 22 netos, mantém-se ainda ativa e gosta de passear pela aldeia.

Não come sal, açucar nem comida processada

O segredo da sua longevidade pode estar na alimentação e no estilo de vida saudável, diz o comunicado da Survival International. “Ela só come alimentos naturais da floresta, carne grelhada, macaco, peixe, mandioca, e bananas. Ela não come sal, açúcar ou qualquer comida processada.”  

María sabe apenas falar caxinauá, a lingua da sua tribo. Na aldeia onde vive, o fenómeno da longevidade não é, no entanto, raro. Dos 80 habitantes, quatro têm mais de 90 anos, conta a Survival International.

Por ter uma vida tão longa, esta recordista presenciou alguns dos momentos mais marcantes da história da floresta amazónica.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório