Desporto

Muamba recupera após 78min sem batimento cardíaco

O futebolista da equipa britânica Bolton, Fabrice Muamba, que sofreu uma paragem cardíaca de 78 minutos, está consciente e já é capaz de falar. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirma que a recuperação do jogador é "um milagre".
Versão para impressão

O futebolista da equipa britânica Bolton, Fabrice Muamba, que sofreu uma paragem cardíaca de 78 minutos, está consciente e já é capaz de falar. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirma que a recuperação do jogador é “um milagre”.

Muamba, de 23 anos e natural da República do Congo, entrou em colapso após um ataque cardíaco durante o jogo do Bolton frente ao Tottenham, sábado, em White Hart Lane, numa partida inserida na Taça da Liga Inglesa.

O médico da equipa, Jonathan Tobin, citado pela imprensa inglesa, revela que o jogador ainda está nos cuidados intensivos mas está consciente e consegue falar.

Apesar da evolução  favorável do jogador, o médico contou que o coração de Muamba esteve parado durante 48 minutos antes da sua chegada ao hospital e 30 minutos depois de dar entrada no London Chest Hospital. Só ao fim de 15 choques de desfibrilhador é que o coração de Muamba voltou a funcionar.

A causa da paragem cardíaca ainda não foi detetada. Os médicos afirmam que Muamba tinha feito exames de rotina ao coração em Agosto e que os resultados não indicaram problemas.

Um milagre

Comentando o caso, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse esta quinta-feira que a recuperação do jogador se trata de “um milagre”.

“É um milagre. Recebi uma chamada do presidente do Bolton (Phil Gartside) e foi uma conversa muito emotiva. Como ele disse, de vez em quando existem forças que não podem ser explicadas”, disse o dirigente durante o Congresso da Uefa, em Istambul.

Também Andrew Deaner, um cardiologista que se encontrava nas bancadas do estádio e correu para o relvado a fim de ajudar a socorrer o futebolista, classificou o facto de Muamba estar vivo como “um milagre”.

“Se querem usar o termo ‘milagre’, acho que pode ser usado neste caso”, Sublinhou ao jornal Daily Telegraph.

[Notícia sugerida por Catarina Alves e Sofia Baptista]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório