Inovação e Tecnologia

Movimento do corpo alimenta aparelhos eletrónicos

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveu um chip através de nanotecnologia que utiliza movimentos do corpo para gerar energia. Espera-se que o dispositivo possa vir a carregar a bateria de aparel
Versão para impressão
Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveu um chip através de nanotecnologia que utiliza movimentos do corpo para gerar energia. Espera-se que o dispositivo possa vir a carregar a bateria de diversos aparelhos eletrónicos portáteis como o iPod.

“Esta descoberta representa um marco na produção de aparelhos eletrónicos portáteis que possam ser alimentados por movimentos corporais”, referiu o investigador Zhong Lin Wang, no Encontro Nacional de Exposição da Sociedade Química Americana.

O novo dispositivo é composto por nano fios de óxido de zinco que geram electricidade quando são alvos de tensão ou flexão.

Assim, o mínimo movimento corporal pode gerar energia.

“Mais nano fios e nano geradores, se forem agrupados, poderão gerar energia suficiente para alimentar aparelhos maiores, como o iPod ou um telemóvel”, explicou Lin Wang, citado pelo Daily Telegraph.

“Os nossos nano geradores estão condenados a mudar vidas no futuro. O seu potencial só está limitado à imaginação de cada um”, acrescentou ainda o especialista.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub