Cultura

MOTELx antecipa abertura com cinema gratuito

A poucos dias do arranque do festival que decorre de 11 a 15 de Setembro, em Lisboa, o MOTELx antecipa o evento com a exibição gratuita, este sábado, do clássico do cinema de terror "Poltergeist".
Versão para impressão
A poucos dias do arranque do festival que decorre de 11 a 15 de Setembro, em Lisboa, o MOTELx antecipa o evento com a exibição gratuita, este sábado, do clássico do cinema de terror “Poltergeist”. Esta semana, a organização revelou os convidados internacionais que marcam presença no festival.
 
Realizado em 1982 pelo norte-americano Tobe Hooper, o convidado de honra desta edição, o filme será exibido no Largo de São Carlos este sábado, 7 de Setembro, às 21h30. Durante o festival, serão revisitadas as grandes obras do realizador e sábado, 14 de Setembro, às 17h15, haverá uma masterclass conduzida pelo mestre na sala 3 do Cinema São Jorge.
 

O japonês Hideo Nakata é outro dos convidados especiais desta edição. O realizador do clássico contemporâneo “Ring” (1998) está de volta com “The Complex” (sábado, 14 de Setembro, às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira). E, no último dia do festival, haverá uma masterclass com o realizador, às 16h30 na Sala Montepio.
 
“Open Grave” (EUA, 2013), filme de abertura do MOTELx 2013, uma estreia absoluta em festivais de cinema, também contará com a presença do realizador Gonzalo López-Gallego, quarta-feira, 11 de Setembro, às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira.
 
“Wither” (Suécia, 2012), contará com a presença dos realizadores e co-argumentistas Sonny Laguna e Tommy Wiklund e do produtor e co-argumentista David Liljeblad. Este filme, uma mistura da estética grand guignol do clássico “Evil Dead” de Sam Raimi com o folclore local, será exibido na quarta-feira, às 00h15, na Sala 3 do Cinema São Jorge.
 
Juan Carlos Medina, realizador de “Painless” (2012) e o actor Tómas Lemarquis, são outras das presenças a destacar no MOTELx 2013. “Insensíveis”, com estreia marcada a seguir ao festival, foi co-produzido com a Fado Filmes, de Luís Galvão Teles. Será exibido no domingo, 15 de Setembro, às 19h15 na Sala 3.
 
A 7.ª edição do MOTELx ficará ainda marcada por uma forte presença de terror no feminino: Xan Cassavetes, filha de John Cassavetes e Gena Rowlands, vem a Lisboa apresentar a sua primeira obra, “Kiss of the Damned”, no sábado, às 19h00, na Sala Manoel de Oliveira. A francesa Marina de Van apresenta “Dark Touch”, na sexta-feira, às 21h45 na mesma sala. 
 
A representar o cinema português estarão os cineastas António da Cunha Telles, produtor de “O Crime de Aldeia Velha” (1964), e António de Macedo, realizador de “A Promessa” (1973), cujos filmes serão exibidos na secção Quarto Perdido, que este ano nos apresenta “Os Censurados”, com duas obras objeto de censura durante o Estado Novo, inspiradas em peças de Bernado Santareno.

Na sala Manoel de Oliveira, ao longo de todo o festival, e também nas Curtas ao Almoço, sábado e domingo, estarão ainda os realizadores portugueses das curtas-metragens a concurso ao Prémio Yorn MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013.

Clique AQUI para consultar a programação completa no site do festival.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub