Cultura

Mosteiro de Coimbra recebe prémio Europa Nostra

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, foi contemplado com o prémio Europa Nostra 2010, um dos mais importante galardões europeus, anunciou o arqueólogo Artur Côrte-Real, coordenador do projeto, à agência Lusa.
Versão para impressão
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, foi contemplado com o
prémio Europa Nostra 2010, um dos mais importante galardões europeus,
anunciou o arqueólogo Artur Côrte-Real, coordenador do projeto, à agência Lusa.

O responsável daquele sítio arqueológico explicou que o mosteiro fundado pela Rainha Santa Isabel, em 1286, foi distinguido na área da conservação.

Dotado de um centro interpretativo, o monumento medieval reabriu no final de Abril de 2009, após uma profunda intervenção de conservação e restauro que durou 14 anos, estando próximo de atingir os 50.000 visitantes.

A candidatura ao galardão Europa Nostra 2010, entregue em Outubro de 2009, resultou de uma concertação de esforços com a Direcção Regional de Cultura do Centro e compreendeu informação técnica e científica sustentada num conjunto de plantas, fotografias e outros documentos.

O prémio distingue os melhores projectos de salvaguarda do património nas áreas da arquitectura, paisagem, arqueologia e arte.

Criado pela União Europeia em 2002, representa cerca de 250 organizações não governamentais, 150 organizações associadas e 1500 membros individuais, oriundos de mais de 50 países.

Todos os anos são entregues seis prémios de 10.000 nas várias categorias, e ainda menções honrosas. O Prémio Europa Nostra 2010 será entregue em Istambul em Julho de 2010.

O arqueólogo Artur Côrte-Real informa ainda, na nota enviada, que o mosteiro de Santa Clara-a-Velha prepara actualmente “uma candidatura ao European Museum Forum”, um organismo internacional, sem fins lucrativos, que atribui prémios para promover a qualidade das instituições museológicas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório