Sociedade

Mora investiu quase 76 mil euros no cartão do idoso

Em 2011, o município de Mora deu benefícios de quase 76 mil euros aos detentores do cartão do Idoso. Descontos em medicamentos e em atividades culturais, assim como pequenas reparações nas habitações, são algumas das vantagens deste cartão.
Versão para impressão

Em 2011, o município de Mora deu benefícios de quase 76 mil euros aos detentores do cartão municipal do Idoso. Descontos em medicamentos e em atividades culturais, assim como a realização de pequenas reparações nas habitações, são algumas das vantagens deste cartão.

Desde a implementação do Cartão do Idoso, há 11 anos, a autarquia já ofereceu benefícios aos utentes na ordem de 1 milhão e 500 euros.

O Cartão Municipal do Idoso foi criado para apoiar os mais velhos, garantindo uma melhor qualidade de vida. O cartão beneficia reformados e pensionistas residentes no concelho há pelo menos um ano e cujas reformas não ultrapassem os 350 euros mensais.

No ano passado, foram efectuados 116 serviços da Oficina Domiciliária, uma das vantagens inseridas no cartão e que, de forma grátis, permite que a autarquia realize reparações nas casas dos beneficiários, como pequenos arranjos domésticos nas áreas da eletricidade, águas, e ainda pequenas obras de construção civil. Desde a implementação do projeto foram efetuados 759 serviços através desta Oficina.

O titular do Cartão do Idoso tem ainda descontos de 50 por cento em todas as taxas e licenças camarárias; comparticipação em igual percentagem na aquisição de medicamentos (comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde); e comparticipação também em 50 por cento na aquisição de bilhetes de cinema e entradas nos campos de futebol do concelho.

Mora tem 5.009 habitantes (censos 2011), dos quais 30 por cento são idosos. Neste momento, estão emitidos 1911 Cartões de Idoso e 732 Cartões Jovem, o que representa um apoio a 2643 cidadãos, mais de 50 por cento da população do município.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub