Cultura

Monumentos: Portugal participa em fórum na China

O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança foram escolhidos para representar Portugal, na passada sexta-feira, num encontro sobre monumentos, em Pequim, na China.
Versão para impressão
O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança foram escolhidos para representar Portugal, na passada sexta-feira, num encontro sobre monumentos, em Pequim, na China. A iniciativa '2013 Prince Kung's Mansion Forum' terminou esta sexta-feira e reuniu representantes de castelos e palácios históricos da Europa e daquele país asiático.
 
O fórum visa o debate sobre conservação, gestão e desenvolvimento de castelos históricos e palácios da Europa e da China e ainda a discussão das vantagens da cooperação entre ambos. Durante três dias, são trocadas ideias, conceitos e práticas sobre a manutenção e promoção turística de monumentos.

“Os castelos europeus e as grandes mansões nobres da China são elos de ligação entre a família real e a sociedade civil. Hoje, todos representam uma época histórica e tradição, não sendo apenas relíquias culturais, mas também grandes pontos de interesse turístico”, escreve a organização.

No total foram 19 os castelos e palácios históricos representativos da Europa que participaram no evento. Portugal foi um dos países a marcar presença, com o Castelo de São Mamede e o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, representados pelo seu diretor, Manuel Azevedo Graça.

O objetivo do '2013 Prince Kung's Mansion Forum' era discutir formas de fazer face a um desafio comum entre todos os monumentos participantes: “como proteger a sua herança cultural e, ao mesmo tempo, promover o seu desenvolvimento e utilização”.

Organizado pelo Prince Kung's Palace Museum e o Center of International Cultural Exchange, o evento decorreu de 28 a 30 de Agosto, na capital chinesa. 

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub