Sociedade

Montalegre: Autarquia oferece 30 mil couves tronchas

NULL
Versão para impressão
A autarquia de Montalegre promove este fim de semana, em parceria com o Ecomuseu de Barroso, uma troca de faturas por couves da Quinta da Veiga. Quem apresentar uma fatura no valor de 15 euros gastos no comércio local leva um exemplar de couve troncha e tem entrada gratuita no Museu.

“Quem comer esta couve com bacalhau, ou com o cozido à barrosã, nunca mais quer outra couve”, diz o Presidente da Câmara, Fernando José Gomes Rodrigues, num comunicado disponibilizado no site. É desta forma que o autarca promove a troca que deverá acontecer entre os dias 26 e 27 deste mês, cujo objetivo é dinamizar os produtos locais e fomentar o tecido comercial.

Esta iniciativa surge na sequência da crise económica que está a fragilizar o comércio local. Sendo Montalegre um concelho que sobrevive essencialmente à base do cultivo da terra torna-se indispensável fortificar essa produção. Desta forma, o Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes uniu-se à Câmara Municipal e vai receber comprovativos de despesas feitas no comércio da zona e trocá-los por exemplares de couves tronchas plantadas no couval da Quinta da Veiga.

O terreno foi plantado este ano com o apoio do Ecomuseu e “mostra a excelência de um produto que vinga numa região com um clima apropriado para produtos cada vez mais procurados”, conta o comunicado. Foram plantados 30 mil pés de couve troncha, posteriormente comercializados por uma cadeia de supermercados na zona.

“Esta aposta do município de Montalegre não é mais do que uma forma de despertar para a consciência de aplicar despesa, sempre que possível, na terra”, ao mesmo tempo que se dá às pessoas um produto de alto valor qualitativo, 100% natural. Pretende-se ainda que esta iniciativa possa contribuir para o crescimento de outras.

Esta é uma couve especial da região com elevado valor nutricional e tem sido utilizada desde a antiguidade na medicina tradicional. Segundo o site da câmara, no passado pensa-se que este era um legume utilizado unicamente para fins medicinais e não gastronómicos.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório