Cultura

MONSTRA: Mais de 100 filmes de animação em LX

A edição deste ano da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que decorre de 19 a 25 de Março, centra-se numa perspetiva histórica do cinema alemão e atribui, pela primeira vez, o prémio SPA/Vasco Granja ao melhor filme português.
Versão para impressão
A edição deste ano da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, que decorre de 19 a 25 de Março, vai centrar-se numa perspetiva histórica do cinema alemão e atribui, pela primeira vez, o prémio SPA/Vasco Granja ao melhor filme de animação português.
 
Num programa com mais de 100 filmes, a retrospectiva dedicada à Alemanha, “um país com uma das mais antigas tradições de cinema de animação”, segundo o diretor artístico da Monstra, Fernando Galrito, o festival vai apresentar filmes dos anos 20 à atualidade, cruzando temáticas como a música ou a sátira.

Nomes sonantes da produção alemã como Lotte Reiniger, Bruno Böttge ou Raimund Krumme, um dos convidados desta edição do festival, terão também retrospetivas.

 
Na edição deste ano, a competição é dedicada às curtas-metragens e, pela primeira vez, a SPAutores associa-se ao festival Monstra na criação de um novo prémio. O Prémio SPA / Vasco Granja que visa galardoar o melhor filme de animação português, produzido em 2011, atribuindo uma quantia de cinco mil euros.
 
Como habitualmente, a Monstra traz o melhor do que se faz no mundo da animação e haverá também filmes do Japão, Canadá e Portugal, com a estreia mundial de dois projetos nacionais.

Haverá ainda espaço para as sessões da Monstrinha, a Monstra dos mais pequenos, que este ano, além das sessões públicas em diferentes espaços, vai diretamente às escolas.


Master classes
 
A exemplo de edições anteriores, a Monstra traz a Lisboa uma série de convidados, alguns dos quais darão masterclasses.  Este ano, os holofotes estarão virados para o realizador norte-americano Ron Diamond, membro da academia de Hollywood, que terá uma retrospetiva própria  e monitorizará  o workshop “Tudo o que quis saber para concorrer ao Óscar, mas nunca perguntou”.
 
Este ano a Monstra associa-se ao Tróia Resort e vai promover um sábado em família, em Tróia. Será projetado o filme “Bambi”, que comemora este ano o 70º aniversário. Quem se deslocar a partir de Lisboa, poderá beneficiar de transporte gratuito fornecido pela organização.
 
Desde a primeira edição até à data, a Monstra cresceu de 2 mil para cerca de 40 mil espectadores. Com a atual conjuntura  e o orçamento  municipal reduzido em 20 por cento, em 2012, o diretor artístico do festival conta ainda assim manter a tendência de crescimento e afirma continuar a apostar na exigência artística e na diversidade programática.

Clique AQUI para visitar o site oficial do evento.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub