Fitness & Bem-estar

Monsaraz recupera jogo com mais de 3 mil anos

Monsaraz vai recuperar a tradição do jogo Alquerque no âmbito das comemorações dos 500 anos da vila. Este jogo, considerado o antepassado das damas, era jogado no antigo Egito e está representado em lajes dispersas pela vila.
Versão para impressão
 Reguengos de Monsaraz vai recuperar a tradição do jogo Alquerque no âmbito das comemorações dos 500 anos da vila. Este jogo, considerado o antepassado das damas, era jogado no antigo Egito e está representado em lajes dispersas pela vila. A autarquia pretende mesmo organizar um torneio durante o Verão.
 
O nome Alquerque derivou da palavra “Al-Quirkat”, sendo “Quirkat” um antigo jogo árabe cuja entrada na Europa se deu com a invasão de Espanha pelos mouros no século VIII.

Segundo comunicado do município, o primeiro registo histórico escrito deste jogo aparece no “Kitab al-Aghani” (“Livro das Canções”), uma antologia poética da literatura árabe desde os seus primórdios até ao século IX, escrita por Abu al-Faraj Ali al-Isfahani cerca do ano 960.
 
No livro “Board and table games from many civilizations” (Dover, 1979), R. C. Bell afirma que o Quirkat remonta ao antigo Egito, pois “descobriram-se sete tipos diferentes de tabuleiros de jogo talhados nas grandes tábuas (pranchas) do telhado do templo de Qurnah, que foi construído cerca de 1400 a.C. Um destes tabuleiros estava incompleto, provavelmente devido a um erro no traçado de uma diagonal”.
 
Na vila medieval de Monsaraz, os vestígios do jogo Alquerque estão identificados em cinco lajes: uma à entrada da Porta da Vila, outra num banco em laje na rua Direita, duas no adro da Igreja de Nossa Senhora da Lagoa (Igreja Matriz) e uma no edifício dos Paços da Audiência.
 
A dinamização do jogo Alquerque pelo Município de Reguengos de Monsaraz é uma das iniciativas para comemorar os 500 anos do Foral Manuelino de Monsaraz. O programa anual que vai assinalar esta data será apresentado no sábado, dia 28 de janeiro, às 16h30, na Igreja de Santiago, em Monsaraz.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório