Cultura

Mona Lisa: Achada cópia feita por aluno de Da Vinci

O Museu do Prado descobriu que a cópia que tem da Mona Lisa tem mais relevância do que se pensava, já que a reprodução foi realizada na própria oficina do mestre Leonardo da Vinci.
Versão para impressão
O Museu do Prado de Madrid descobriu que a sua cópia do famoso quadro de Leonardo da Vinci, 'La Gioconda' (Mona Lisa), tem mais relevância do que se pensava, já que a reprodução foi realizada na própria oficina do mestre italiano e ao mesmo tempo que o original.

A descoberta foi anunciada por especialistas do museu espanhol durante um seminário na Galeria Nacional de Londres, há duas semanas, e foi divulgada pela primeira vez na revista The Art Newspaper.

A conclusão que esta cópia da Mona Lisa foi pintada simultaneamente e na própria oficina de Da Vinci foi obtida quando os restauradores descobriram que as retificações da cópia são praticamente iguais ao original, o que faz pensar que um discípulo acompanhou o processo de criação da obra e fez as mesmas mudanças que Da Vinci.

Análises de raios-x permitiram comprovar que sob um verniz escuro na obra – praticamente do mesmo tamanho que a Mona Lisa autêntica – havia um fundo paisagístico da Toscana parecido com o do quadro original.

A análise comprovou ainda que a obra está pintada sobre nogueira tal como a autêntica Mona Lisa. Anteriormente, acreditava-se que a cópia tinha sido feita sobre carvalho e, por isso, não poderia ter sido feito em Itália.

A obra estava já datada entre 1503 e 1506 , sendo contemporânea à obra de Da Vinci. Mas, agora, o que se tenta descobrir, é a autoria desta cópia, dividida entre dois de seus alunos mais próximos: Andrea Salai e Francesco Melzi.

A cópia está em melhor estado de conservação que o original e foi também certificada pelo Museu do Louvre. Está previsto que o quadro viaje, entre final de Março e Junho deste ano, até Paris onde ficará exposto, juntamente com a obra original, numa mostra dedicada a Da Vinci.

Clique AQUI para ler o artigo da Art Newspaper e AQUI para ver o quadro na galeria online do Museu do Prado.

[Notícia sugerida por Elsa Martins, Raquel Baêta e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório