Em Destaque Sociedade

Moedas de ouro portuguesas em leilão internacional

Leilão internacional conta com mais de 100 moedas de ouro portuguesas da época de D. João V.
Versão para impressão
por redação

Até dia 27 de dezembro está a decorrer um leilão de moedas portuguesas que conta com mais de 100 exemplares raros da numismática de D. João V, conhecida como a mais rica da monarquia portuguesa, na Catawiki (www.catawiki.pt), portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento.

Avaliado no total em mais de 64 mil euros por Hélder Silva, especialista português da Catawiki em numismática, este leilão conta com uma moeda mandada cunhar no Brasil pelo Rei D. João V em 1725, que poderá alcançar um valor de leilão superior a nove mil euros. Trata-se de um dobrão de ouro de 24.000 reis, atualmente bastante raro. A moeda de ouro de 6.400 reis, mandada cunhar pelo mesmo rei em 1745, está avaliada neste leilão internacional em mais de 1.700 euros. O vendedor de ambos os lotes é português.

“D. João V mandou cunhar moedas em todo o mundo, mas foi nas casas de moeda da Baía, do Rio de Janeiro, e de Minas Gerais que se criaram grande parte das raridades “joaninas” apresentadas neste leilão. A primeira a surgir foi na Baía, ano em que se estabelece o imposto de 20% sobre o ouro extraído do Brasil. Em 1699, esta casa da moeda é transferida para o Rio de Janeiro. Um ano mais tarde passa do Rio para Pernambuco, voltando à principal cidade do Brasil em 1702”, explica Hélder Silva, especialista português da Catawiki em numismática.

As moedas em leilão representam o reinado de D. João V, monarca português que deixou um legado de numismática considerado um dos mais importantes em todo o mundo. Foi no reinado de D. João V que se cunhou a Dobra de 24 Escudos, a maior moeda cunhada em Portugal e uma das maiores no mundo.

 “Devido às descobertas de ouro em terras brasileiras, em 1714 funcionavam em simultâneo, as casas da moeda do Rio e da Baía. Em 1724, entrou em funcionamento uma terceira: a de Minas Gerais, em Vila Rica, onde é cunhada uma famosa série de Dobrões. Não só pelo valor histórico que representam, mas também pela raridade destas moedas, acreditamos que seja um leilão bastante requisitado por parte de colecionadores portugueses”, explica ainda o especialista da Catawiki.

O leilão, que decorre na plataforma da Catawiki até dia 27 de dezembro, pode ser consultado em www.catawiki.pt/moedaspt .

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub