Sociedade

Moeda especial assinala aniversário do 25 de Abril

Entrou, esta quarta-feira, em circulação, uma moeda corrente comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril.
Versão para impressão
Entrou, esta quarta-feira, em circulação, uma moeda corrente comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. A moeda foi apresentada na Assembleia da República durante uma sessão presidida por Maria Assunção Esteves que contou com a presença, entre outros, do seu autor, o escultor José Teixeira.
 
A moeda, colocada em circulação pelo Banco de Portugal, tem um valor facial de dois euros e recebeu o nome “25 de Abril – 40 anos”, fazendo-se a distribuição ao público por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias daquela entidade. 
 
Esta moeda especial alusiva ao aniversário da “Revolução dos Cravos” apresenta, na face nacional, um cravo estilizado, sobre o qual o autor inscreveu a legenda “25 de Abril” com a letra “R”, ao centro, em primeiro plano, estabelecendo a ponte entre os dois regimes e destacando-se como primeiro sinal da Revolução.
 
Na face nacional da moeda distinguem-se ainda, como habitual, o escudo nacional e as 12 estrelas representativas da União Europeia, além da inscrição “40 Anos 2014”.  A face comum apresenta o desenho tradicional utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação.
 
No total serão emitidas 500 mil moedas comemorativas. Através dos seus balcões de tesouraria, o Banco de Portugal vai vender ao público a edição de colecionador da moeda (apenas com acabamento normal).
 
De acordo com o estabelecido pelo Banco Central Europeu, os países da União Europeia podem, desde Julho de 2012, emitir, anualmente, até duas moedas comemorativas, sempre com o valor facial de dois euros. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub