Mundo

Moçambique: economia cresce 7,2%

A economia moçambicana cresceu 7,2% no primeiro semestre deste ano, demonstrando um desempenho "positivo". Nos primeiros seis meses do corrente ano, o Produto Interno Bruto de Moçambique atingiu 9,5%, e a taxa de inflação situou-se nos 5,7%.
Versão para impressão
A economia moçambicana cresceu 7,2% no primeiro semestre deste ano, demonstrando um desempenho “positivo”. Nos primeiros seis meses do corrente ano, o Produto Interno Bruto de Moçambique atingiu 9,5%, e a taxa de inflação situou-se nos 5,7%.

Em março, de acordo com a proposta do Plano Económico e Social para 2010, elaborada pelo Governo moçambicano, o crescimento económico seria de 6,2% e a taxa de inflação situar-se-ia nos 9,5%, devido à conjuntura desfavorável dos mercados.

Segundo o porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, no primeiro trimestre deste ano as exportações atingiram 344,7 milhões de euros, “o que representa uma realização de 21%” do volume de bens exportados que o Estado espera para 2010, e que deverá chegar a 1,5 mil milhões de euros.
 
Já as reservas internacionais líquidas relativas a Junho tiveram um saldo de 1,7 mil milhões de euros, o correspondente a 4,4 meses de importações.

Para Alberto Nkutumula os valores indicam que houve um crescimento económico “acima da média”, apesar dos “constrangimentos” resultantes da depreciação da moeda moçambicana e da flutuação dos custos do petróleo no mercado internacional, que ditaram os mais recentes aumentos dos preços dos combustíveis e dos produtos básicos.

O Conselho de Ministros aprovou ainda a criação do Fundo de Garantias de Depósito, no valor de 1,5 milhão de euros, “para que as instituições de crédito possam ter liquidez constante para responder às solicitações dos clientes”, explicou o porta-voz do Executivo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório