Mundo

Moçambique constrói 100 mil casas de baixo custo

Na terça feira, o Governo de Moçambique aprovou a Política e Estratégia de Habitação, a primeira desde a independência do país, em 1975, que prevê a construção de 100 mil casas de baixo custo para grupos sociais pobres até 2014, noticia a agência Lus
Versão para impressão
Na terça feira, o governo de Moçambique aprovou a Política e Estratégia de Habitação, a primeira desde a independência do país, em 1975, que prevê a construção de 100 mil casas de baixo custo para grupos sociais pobres até 2014, noticia a agência Lusa.

Segundo o ministro das Obras Públicas e Habitação de Moçambique, Cadmiel Muthemba, os principais beneficiários da medida serão os “os jovens (existem cinco milhões no país), funcionários públicos (180 mil) e os ex-combatentes de guerra (160 mil)”.

“O governo vai ocupar-se na construção de casas de custos acessíveis” a todos os grupos sociais, de modo a promover assentamentos humanos sustentáveis, garantiu o governante.

Para isso, o executivo de Maputo trabalhará com os 43 municípios e os governos distritais do país na delimitação de 300 lotes de terreno onde serão erguidos os lotes residenciais nos próximos quatro anos.

Contudo, o governo ainda não dispõe das verbas necessárias para construir os prédios e as casas térreas definidas, pelo que o pelouro das Obras Públicas e Habitação está atualmente a discutir os critérios de financiamento da construção das casas, devendo o Estado recorrer ao exterior.

“Primeiro estamos a procurar financiamento a nível interno. Há capacidades (internas), já começámos a identificar algumas fontes, mas agora não vamos falar sobre isso”, referiu Cadmiel Muthemba.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub