Ambiente

Moçambique: Área de Parque Nacional é alargada

A área do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), atualmente estabelecida em 3.700 quilómetros quadrados no centro de Moçambique, será alargada para os 4.067 quilómetros quadrados, por decisão do governo, para "evitar a destruição do ecossistema do parqu
Versão para impressão
[Foto: © Niza Paiva]

A área do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), atualmente estabelecida em 3.700 quilómetros quadrados no centro de Moçambique, será alargada para os 4.067 quilómetros quadrados, por decisão do governo, para “evitar a destruição do ecossistema do parque”.

“Foi criada uma zona tampão em redor do Parque Nacional da Gorongosa, justamente para se constituir uma região intermédia entre o parque e a zona de exploração livre de recursos minerais, faunísticos e florestais”, disse o porta-voz do PNG, Alberto Nkutumula, em conferência de imprensa.

O mesmo responsável afirmou que o aumento dos limites do PNG, um dos maiores de África, será feito através da anexação da Serra da Gorongosa. Os rios que aí nascem contribuem para o irrigamento das planícies do parque, que é composto por tipos de solo diferentes, favoráveis à criação de uma grande variedade de ecossistemas.

Entre os vários projetos de restauração que têm sido desenvolvidos no PNG, foi iniciada a reintrodução, em grande número, da tripla de ruminantes de alto porte (zebra/gnu/búfalo), os quais eram responsáveis pela manutenção do ecossistema da Gorongosa no passado.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório