Ciência

MIT produz células solares que se auto reparam

Uma nova técnica pode fazer com que as células solares se auto reparem dos danos causados durante o processo de produção da luz solar em eletricidade. A descoberta está a entusiasmar a comunidade científica que pode contar com um método mais económic
Versão para impressão
Uma nova técnica pode fazer com que as células solares se auto reparem dos danos causados durante o processo de produção da luz solar em eletricidade. A descoberta está a entusiasmar a comunidade científica que pode contar com um método mais económico e duradouro.

“É uma versão feita pelo homem do que faz a natureza”, afirma o investigador Jaime Grulan da Universidade do Texas que estuda nano compósitos. “Nunca vi nada remotamente semelhante”, garantiu ainda.

De acordo com a Science News, os raios solares podem ser brutais, até para uma folha. Quando a fotossíntese está no pico, uma folha vegetal vai constantemente reconstruindo novos centros de reparação para substituir as moléculas destruídas pela ação destrutiva dos raios ultravioleta.

Por isso, em vez de tentarem fazer células solares extremamente duráveis, os investigadores decidiram apostar na auto reparação “natural”, conforme adianta o engenheiro químico Michael Strano do MIT, responsável pelo projeto.

O método complexo que desenvolveram com recurso à nanotecnologia e processos químicos mostrou-se eficaz nessa reparação. Os complexos solares perdem alguma energia durante o processo mas são rapidamente reativados.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório