Ambiente

“Mini elétricos” circulam a pedaladas e energia solar

Uma empresa alemã lançou, em Julho, um veículo inovador que mistura caraterísticas que lembram tanto uma bicicleta como um elétrico (ou até mesmo um comboio) e que se move com recurso à energia solar e às pedaladas dos passageiros.
Versão para impressão
Uma empresa alemã lançou, em Julho, um veículo inovador que mistura caraterísticas que lembram tanto uma bicicleta como um elétrico (ou até mesmo um comboio), mas não é nenhum dos três. As pequenas carruagens, que se movem com recurso à energia solar e às pedaladas dos passageiros, estão a despertar a curiosidade de habitantes e turistas.
 
Os primeiros exemplares da criação da companhia Mobikon Tech, que recorrem a uma tecnologia denominada SolarDraisine, foram testados o mês passado, cumprindo o percurso entre as cidades de Mörlenbach e Wald-Michelbach, na Alemanha, noticia a AFP. 
 
Os veículos amarelos, cujo tejadilho está coberto de painéis solares, movem-se ao longo de carris, circulando, atualmente, em vias férreas desativadas. De acordo com o site oficial da Mobikon, “a combinação da energia solar e muscular proporciona um novo tipo de experiência de condução”, além de permitir “tanto a jovens como a idosos” tomar as rédeas destas viagens ecológicas.
 
Segundo os criadores, entre as vantagens deste sistema, que tem, maioritariamente, uma finalidade turística, estão o facto de possibilitar, por exemplo, deslocações em regiões de difícil acesso e de ajudar a reaproveitar vias férreas que se encontram inutilizadas, sendo o mesmo adequado “para uso em países em desenvolvimento e emergentes”.
 
“Com estes 'carrinhos solares', as vias férreas não utilizadas podem voltar a ser inauguradas e permitir viagens baratas”, salienta a Mobikon. De acordo com as informações veiculadas, cada uma destas “carruagens” é capaz de transportar até seis pessoas, atingindo uma velocidade máxima de 30 quilómetros por hora.

Notícia sugerida por David Ferreira, Maria da Luz e Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub