Mundo

Mineiros chilenos recebem ofertas de todo o mundo

Os 33 mineiros chilenos que foram resgatados esta semana, depois de estarem soterrados durante 69 dias, têm recebido inúmeras ofertas de diversas entidades e empresas internacionais como sinal de apreço pela coragem e solidariedade para com a situaçã
Versão para impressão
[Imagem: © AFP]

Os 33 mineiros chilenos que foram resgatados esta semana, depois de estarem soterrados durante 69 dias, têm recebido inúmeras ofertas de diversas entidades e empresas internacionais como sinal de apreço pela coragem e solidariedade para com a situação difícil a que conseguiram sobreviver.

Entre as ofertas contam-se uma semana de férias nas ilhas gregas, oferecida por uma companhia mineira da Grécia. Sabendo que são fãs de futebol também o presidente doReal Madrid convidou os 33 mineiros a visitarem o estádio e assistirem a um jogo. O Manchester United também ofereceu uma visita ao estádio.

Carlos Mamani, o único mineiro proveniente da Bolívia, recebeu como presente do presidente boliviano Evo Morales um terreno para construir uma casa, objetivo pelo qual tinha partido para trabalhar na mina do Chile.

Victor Segovia, outro dos mineiros chilenos salvos, está ainda a negociar a venda dos direitos do diário que escreveu durante os 69 dias em que estiveram encurralados na mina. O dono da Apple, Steve Jobs, também quis dar uma prenda aos mineiros e irá oferecer 33 iPod´s de última geração.

O empresário mineiro, Leonardo Farkas, deu ainda a cada família afetada um cheque de cerca de 10 mil euros. Embora nenhuma quantia possa apagar o que viveram, as ofertas e quantias oferecidas irão, certamente, ajudar os mineiros a terem um melhor nível de vida. Objetivo pelo qual lutavam para garantir quando decidiram ir trabalhar para dentro de uma mina, sem esperar o perigo que lhes acabou por cair em cima.

Os especialistas alertam, contudo, para esta ascensão meteórica em termos de reconhecimento mundial que terá de ser muito bem gerida pelos mineiros.

Os mineiros estão aos poucos a receber alta do hospital. O bom estado de saúde da maioria, apesar de todo o stress, angústia e condições de sobrevivência abaixo da média por que devem ter passado, surpreendeu os médicos que os assistiram.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório