Negócios e Empreendorismo

Minas podem ajudar economia portuguesa

NULL
Versão para impressão
As minas portuguesas têm um potencial “imenso” tanto em termos de prospeção como a nível turístico, defende o subdirector-geral da Direcção Geral de Energia e Geologia sublinhando que, em 2007, o sector lucrou 900 milhões de euros em exportações.

“Portugal tem uma diversidade geológica imensa e um potencial mineiro imenso. Temos é que apostar na sua prospeção, no seu conhecimento e avançar”, disse à Lusa Carlos Caxaria, subdiretor-geral da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Numa entrevista à Agência Lusa, o engenheiro da DGEG defendeu mesmo que o “sector mineiro pode ser um contributo muito importante para nos ajudar a sair da crise”.

Para isso, sublinhou que é preciso o próximo Governo estar sensibilizado para esta área, “porque às vezes é um sector que ninguém se lembra que existe”, e mais abertura na abordagem ambiental.

“É um sector que, em 2007, exportou quase 900 milhões de euros, fora aquilo que gere em termos de facturação interna”, sublinhou o especialista, acrescentando que “dá muito emprego e, como normalmente se situa em locais mais isolados, dinamiza uma actividade de desenvolvimento regional”.

Criado “Roteiro” para promover turismo mineiro em Portugal

Para além do potencial económico, o responsável sublinha o valor turistico deste sector. No sentido de sensibilizar a população geral para a importância das minas portuguesas foi criado um “Roteiro das Minas” que pretende promover este circuito como um destino turístico.

“Cada vez mais as pessoas procuram este tipo de abordagem turística”, explicou à Agência Lusa, Carlos Caxaria.

Para dar resposta a essa procura e para promover o património mineiro, a DGEG criou há um ano o “Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico em Portugal”, que em breve terá uma versão em espanhol e em inglês.

Clique AQUI para aceder ao site do Roteiro das Minas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório