Mundo

Milionário dá 754 mil euros a quem resolver equação

O milionário Andrew Beal está a oferecer um milhão de dólares, cerca de 754 mil euros, a quem conseguir resolver o problema matemático "Conjectura de Beal", formulado pelo próprio em 1993.
Versão para impressão
O milionário Andrew Beal está a oferecer um milhão de dólares, cerca de 754 mil euros, a quem conseguir resolver o problema matemático “Conjectura de Beal”, formulado pelo próprio em 1993.

A  Conjectura de Beal assenta nos pressupostos do “Último Teorema de Fermat”, um desafio matemático com mais de 350 anos e que só foi provado em 1995 pelo britânico Andrew Wiles.

O problema de Beal tem despertado a curiosidade de matemáticos nos últimos 20 anos. O próprio Andrew Beal, apaixonado pela matemática, tem tentado encontrar a prova, inclusive através de sistemas de programação que o próprio desenvolveu em conjunto com um colega.

Já em 1997 este banqueiro norte-americano tinha oferecido um prémio de 378 mil euros a quem conseguisse resolver o problema. Mas uma vez que, até agora, ninguém encontrou a solução, Beal decidiu reforçar o desafio. 

O objetivo é “inspirar as mentes jovens a refletir sobre a questão e torná-las mais interessadas no estudo da matemática”, afirma o milionário citado pela American Mathmatical Society em comunicado de imprensa.

Andrew Beal é um milionário do Texas que ocupa o 43º lugar da lista dos mais ricos dos Estados Unidos, da revista americana Forbes, com uma fortuna avaliada em mais de 8 mil milhões de dólares.

Saiba mais sobre este desafio AQUI.

[Notícia alterada a 08/06/2013 para acrescentar e corrigir informação sobre a Conjectura de Beal]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub